Vitas

28 jul

Vitaliy Vladasovich Grachyov, mais conhecido pela abreviação de seu primeiro nome, Vitas (Витас, em caracteres cirílicos), é um cantor, compositor, ator e design de moda nascido na Letônia. Porém, foi no campo musical, definitivamente, que ele obteve maior destaque e sucesso. Sua música (que vai do pop à ópera), unida a sua performance estonteante, torna-o um artista único, original.

Sua primeira aparição se deu num programa de TV da Rússia com o hit Opera #2, no qual mostrou pela primeira vez seu talento como contra tenor. A partir daí começou a adquirir cada fez mais fama e, até hoje, ele é o artista mais jovem a se apresentar no State Kremlin Palace.

Certamente a maioria de vocês, leitores, jamais ouviu falar dele, ou se ouviu, muito vagamente. Mas garanto-lhes que a pouca fama que o cantor tem por aqui (devido tanto ao desinteresse do povo brasileiro por esse estilo musical, quanto à falta de divulgação de seu trabalho por aqui) é compensada pela quase adoração da qual é alvo em diversos países, onde lota platéias. Rússia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Israel, Alemanha, Cazaquistão, Lituânia, Letônia, Estônia, Geórgia, Tadjiquistão, Ucrânia, Belarus, Japão, Coréia e China são os países pelos quais Vitas já passou e, em todos eles, foi muito bem recebido.

Quando falo “quase adoração”, não estou exagerando. O escultor chinês Yuefei LU, da Academia de Arte Guangzhou, fez uma escultura em tamanho família do cantor, em sua performance no videoclip do seu primeiro single Opera #2. Vai ver que é por ações como esta que o cantor de apenas 31 anos (nascido ao dia 19 de fevereiro de 1979) se auto-representa em alguns de seus trabalhos como um deus ou como um guru abençoado – para entender o que digo, assistam aos vídeos das canções Opera #1 e Blessed Guru.

Em 2006, junto com as mui belas e talentosas violinistas Elena Kondrashova-Terentieva e Victoria Shumsky, integrantes da dupla Vibracia (a quem dedicarei um post futuramente), Vitas lançou o clipe Il Dolce Suono, trecho da ópera “Lucia Di Lammermoor”, do compositor italiano Gaetano Donizetti. Neste vídeo, o cantor faz jus à fama de “Voz de Diamante” e mostra que, além de ter muito talento no campo musical, também sabe atuar divinamente. Sem contar que os efeitos especiais do clipe são muito bem trabalhados, o que torna o vídeo um deleite não só auditivo, mas também visual.

Vitas é um artista promissor e um cantor que, em pouco tempo, adquiriu sucesso a nível mundial devido a sua excentricidade e talento. Ainda há muitos lugares nos quais ele jamais esteve, mas diante do fato de que a pouca popularidade dos artistas do leste-europeu por essas bandas está deixando de ser tão pouca assim (agradeça a globalização), vamos torcer para que a voz de diamante nos alcance o mais breve possível. Como diz a frase no layout do site oficial do cantor: “Vitas, artist you have been waiting for.

Para não perder a prática, alguns links utéis:

Site Oficial . Biografia (Inglês) . Biografia (Português) . Fã-Site Americano . MySpace . Comunidade (Orkut) . Grupo (Facebook)

.

Bom Proveito!

P.S Qualquer suspeita de etnocentrismo é mera impressão.

Anúncios

2 Respostas to “Vitas”

  1. Tatianna Raquel 9 de agosto de 2010 às 22:07 #

    Adoro o Vitas porque ele tem uma voz linda e celestial de contratenor, o talento é ótimo e também a performance. Ele é mais que um ator, um cantor (porque aprendo russo facilmente por causa dele). Vamos torcer para que Vitas venha ao Brasil logo, logo para uma turnê!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Leeloo e Plavalaguna « He's So Unusual - 10 de dezembro de 2010

    […] Gaetano Donizeti. Tal canção já foi também material dum trabalho do contra tenor letão Vitas, em parceria com a dupla de violinistas russas Vibracia, ambos temas anteriores de textos do […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: