2NE1

24 jul

Tá aí um lado da Coréia que eu não conhecia. Música pop, danças agitadas e garotas cujas aparências se assemelham muitíssimo com os padrões ocidentais. Lógico, a influência do extremo oeste já havia chegado lá décadas atrás. Mas nunca tinha ouvido falar de nada do gênero que houvesse surgido na própria região. Achei que nesse quesito eles só importassem, não o contrário. Por isso a minha surpresa ao conhecer essa “girlband” de k-pop oriunda da Coréia do Sul. E surpresa maior foi constatar o sucesso que elas têm feito. Longe de mim ser etnocêntrico ao ponto de pensar que esse país seja incapaz de tais produções musicais. O espanto se deve ao fato de eu ter me dado conta que as garotas do 2NE1 têm feito muito mais sucesso por essas bandas do que alguns artistas europeus (e eu não preciso falar sobre a hegemonia cultural euro-norte americana).

Independente de tudo que foi acima exposto, deve se levar em consideração o imenso talento das garotas que mais parecem frágeis bonecas de porcelana, com seus rostinhos brancos imaculados, bochechas rosadas, olhos puxados e sorrisos despretensiosamente inocentes. Mas por mais jovens que pareçam, cada uma delas passou por uma longa escalada até a fama. É ainda um grupo estreante, de pouco menos de dois anos de estrada, com apenas um CD lançado, o qual rendeu quatro singles e as tornou famosas pelo mundo afora.

É possível ver Chaerin Lee, Gong Minji, Park Bom Lee e Park Sandara interpretando suas canções em clipes que, em sua maioria, são produzidos em estúdio, nos quais dançam (sensualmente, às vezes, mas nada comparado às cantoras de pop estadunidenses), lançando rimas ao estilo hip-hop, cantando refrãos facilmente memorizáveis, daquele tipo que fica dias na sua cabeça, e usando e abusando de figurinos modernos que dão às jovens garotas ares de mulheres poderosas.  Nas músicas, versos cantados em seu idioma nativo dividem espaço com outros em inglês (um inglês impecável e sem sotaque, diga-se de passagem).

Todas contribuem com iguais parcelas de seus talentos, mas, em nível de admiração, num grupo, inevitavelmente há sempre aquele (a) integrante de quem você mais gosta ou com quem mais se identifica. No meu caso, desde que vi e ouvi essa banda pela primeira vez, meus sentidos ficaram mais atentos às aparições da componente cujo sugestivo nome lhe cai perfeitamente bem, Park Bom Lee (ou apenas Bom, como é conhecida artisticamente). Aos meus ouvidos, sua voz soa mais doce que a das companheiras, assim como suas feições e expressões me parecem mais meigas. Porém, não desmereço de maneira alguma a beleza e as aptidões artísticas das outras três.

Para se ter uma idéia, as garotas são tão populares em seu país de origem que até são contratadas por agências de publicidade para serem estrelas de campanhas de marcas e grifes. Estilo heterogêneo e músicas diversas as tornam capazes de agradar garotos e garotas, por motivos diferentes, obviamente. Óbvio também o fato de ser a maior parte de seus fãs composta por adolescentes. Aqui no Brasil, CL, Minzy, Bom e Dara usufruem duma certa popularidade que se reflete na quantidade de comunidades a elas dedicadas no orkut, além do número de membros ocupantes dessas comunidades. Elas têm até um fã site brasileiro, que, em nível de estrutura, se assemelha a qualquer site oficial de artistas mais populares.

Enfim, aguardemos por uma turnê mundial. Enquanto esta não ocorre, é possível ver as performances do grupo em vídeos do youtube e não é tão difícil achar o seu álbum disponível para download. Para não perder a prática, àqueles em quem eu despertei interesse, disponíveis abaixo estão alguns links úteis.

Site Oficial . Biografia (Inglês) . Biografia (Português) . Fã Site Brasileiro . Fã-Blog Coreano (em Inglês) . Comunidade (Orkut) . Grupo (Facebook)


Bom Proveito!

Dica: Não deixem de assistir ao video clipe I Don’t Care.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: